Igreja Batista do Calhau

A Igreja

O missionário norte americano, Pr. Carl Warren Rose foi o instrumento que Deus usou para o surgimento de uma igreja batista no lugar onde hoje estamos. Foi por intermédio dele a compra dos dois primeiros lotes, dos cinco que a igreja possui. Com a cooperação de alguns irmãos, sob liderança pastoral, uns da Primeira Igreja Batista, outros de igrejas co-irmãos, começaram a reunir-se no bairro do Calhau. Inicialmente no Círculo Militar, depois em outras áreas públicas ou particulares.

Posteriormente, assumiu a direção daquele trabalho o Pr. Manoel Alves Vasconcelos, ministro de Evangelismo e Missões, enviado pela Primeira Igreja, para liderar aquela futura Congregação. A primeira reunião, ocorreu no Condomínio Barramar (Bl 1 – Aptº 04) na residência de John Derrick Barbosa Braúna, em 26/06/1990. Foi o Pr. Manuel que esteve à frente da construção do templo e da primeiras instalações patrimoniais de nossa igreja. O templo foi inaugurado em 24/03/1991. O Pr. Manuel Vasconcelos afastou-se da PIB e, consequentemente, da congregação reassumindo, então, o Pr. Carl Rose até 16/09/1992, data de seu afastamento, por não poder dar mais tempo ao trabalho, assumindo o Pr. José Oliveira dos Reis, Secretário Geral da Convenção Batista Maranhense.

Foi sob a direção do Pr. José Oliveira dos Reis que a congregação decidiu organizar-se em igreja e convidar um pastor para assumí-la. Assim, no dia 06 de março de 1993, com 25 membros, e com parecer favorável de um Concílio que se formara para aquele fim, foi organizada a Igreja Batista do Calhau e empossado seu primeiro pastor, Jedaías Ferreira de Azevedo.

O Pr. Jedaías exerceu seu pastorado até setembro de 2000. Nesse período, a igreja investiu em missões, participando das Campanhas Missionárias, e através do Projeto ICKTUS vários municípios maranhenses foram alcançados com a mensagem do Evangelho.

Com a saída do Pr. Jedaías assumiu, interinamente, o Pr. Vanduídes Cristovam, de fevereiro a 18/08/2001, data de minha posse.
A Igreja Batista do Calhau está completando 15 anos, fazendo missões, evangelizando, discipulando, batizando, louvando, construindo, contribuindo, enfim, cumprindo sua missão.

Somos gratos a Deus por todos aqueles que por aqui passaram. Pastores, líderes, músicos, irmãos que vieram de outras igrejas, irmãos que foram aqui batizados, pelos que partiram para eternidade, pelos que foram lutar em outras frentes de trabalho, nossa gratidão.

Somos gratos a Deus pelos que hoje fazem a Igreja Batista do Calhau. Aos irmãos que cooperam conosco em vários níveis de liderança, que contribuem para apresentar essa igreja como “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém, santa e sem defeito” (Ef. 5:27).

Nossa gratidão a Deus que nos tem capacitado, a prosseguir. O futuro está diante de nós com seus grandes desafios. Olhando para trás, nesses 15 anos de existência, podemos dizer, semelhantemente a Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Pr. Hamilton Rocha